FIC em Produção Textual para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Coordenadora de Extensão: Gabrielly Cristhiane Oliveira e Silva
gabrielly.silva@ifmt.edu.br
Telefone:

Modalidade: Educação a Distância
Carga horária total: 80 horas
Frequência da Oferta: Semestral
Regime de matrícula: Único
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Completo (9º ano)
Forma de Ingresso: Edital específico.
Público Alvo: Estudantes concluintes dos cursos técnicos de nível médio do IFMT; Estudantes Egressos do IFMT; Estudantes concluintes ou egressos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)
Número de Turmas: 02 (duas)
Turno de Funcionamento: Integral (com atendimento presencial às terças e quintas-feiras das 18h30min às 21h30min)
Periodicidade das Aulas: Semanal (dias e horários conforme calendário previamente divulgado)
Número de alunos: 40 vagas
Início do Curso: maio de 2023
Duração do Curso: 4 (quatro) meses

Breve Descrição: O Curso de Formação Inicial e Continuada em Produção Textual para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) visa formar indivíduos qualificados para analisar temas de redação por meio da imaginação sociológica e produzir textos da tipologia dissertativo-argumentativo nos gêneros requeridos pelo ENEM e outros exames vestibulares.

PERFIL DO EGRESSO:
O estudante concluinte do Curso de Formação Inicial e Continuada em Produção Textual para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estará apto a:

• Aplicar a imaginação sociológica para análise das questões sociais debatidas no curso e materializar suas ideias em textos do tipo dissertativo-argumentativo do gênero redação do ENEM;
  • Compreender a proposta de redação e utilizar conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento;
  • Aplicar a imaginação sociológica para questionar e compreender a origem, causas, consequências e possíveis soluções para as questões sociais;
  • Desenvolver uma argumentação consistente e bem fundamentada.
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002