FIC - Pintor de Obras Imobiliárias

Curso: Pintor de Obras Imobiliárias

Equipe Multidisciplinar do Programa: Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Tecnológica - EJA Integrada à EPT no Campus Várzea Grande:

Esp. Karinne Naves Fagundes

Coordenadora de oferta do Programa: EJA Integrada à EPT no Campus Várzea Grande

E-mail: karinne.naves@ifmt.edu.br

Esp. Flaviele dos Santos Souza

Apoio à coordenação de oferta do Programa: EJA Integrada à EPT no Campus Várzea Grande

E-mail: flaviele.souza@ifmt.edu.br

Curso de Formação Inicial e Continuada em Pintor de Obras Imobiliárias

Eixo: Infraestrutura

Área do Conhecimento: Construção Civil

Forma: Formação Inicial e Continuada - FIC

Total CH: 200 horas

Carga horária presencial: 140 horas

Carga horária em EaD: 60 horas

Modalidade: Presencial com parte da carga horária em EaD

Qualificação Profissional em Pintor de Obras Imobiliárias

Forma de Ingresso: Processo de inscrição, através de edital específico

Nº de vagas: 140, sendo estas distribuídas: 80 vagas (Mulheres Privadas de Liberdade) e 60 vagas (Homens privados de Liberdade)

Frequência da Oferta: semestral

Turno: Matutino (Penitenciária Ana Maria do Couto May) e Vespertino (Penitenciária Central do Estado)

Horário das Aulas:

Penitenciária Ana Maria do Couto May (feminina) - Segunda a Sexta-feira das 08h00min às 11h00min

Penitenciária Central do Estado (masculina) - Segunda a Sexta-feira das 13h00min às 17h00min

Data de início: 2024/01

Data do Término: 2024/02

Duração: 04 meses cada turma

Periodicidade das Aulas: semanal

Público Alvo: Homens e Mulheres Privados de Liberdade

Requisitos: Ensino Fundamental I (1º a 5º - Completo)

Município de Realização do Curso: Cuiabá - Mato Grosso

Perfil do Egresso:

Ao final do curso, o discente deve ter desenvolvido competências pessoais e profissionais para o mundo do trabalho, adquirido conhecimentos básicos e estar preparado para continuar aprendendo. No campo profissional, deve estar qualificado para atuar como pintor, desempenhar suas atividades de forma autônoma e com chances de sucesso no mercado de trabalho; analisar e preparar superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas e combinar materiais;distinguir materiais para cada tipo de superfície a ser pintada; calcular a quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados; aplicar tintas e materiais em superfícies; realizar pinturas externas e internas em superfícies de edificações.

De forma geral, o profissional deve ser capaz de convencer, ser proativo, comunicar-se de forma clara e objetiva, lidar com imprevistos, planejar, empreender, trabalhar em equipe, mediar conflitos e liderar.

No campo pessoal, o discente terá desenvolvido a reflexão sobre a trajetória escolar e a construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional; fomentar o autoconhecimento, a autoproposição; o trabalho em equipe e a autoconfiança; concretizar seus sonhos e desejos por meio do aprimoramento de suas competências e aptidões a partir do seu projeto de vida.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002