Base Curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio

IFMT Campus Várzea Grande:  Um currículo em construção...

O debate sobre currículo é de vital importância para a condução dos sujeitos a condições de emancipação, e não é possível chegar a lugar algum se não conhecermos o caminho por onde trilhar, e o currículo é exatamente o caminho para chegar onde se pretende.

No trajeto a que nos destinamos há muitos norteadores, como a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional  - LDB que tem um paradigma curricular bastante explícito quanto a mostrar que é muito importante que o estudante não apenas adquira o conhecimento, mas, sobretudo, tenha capacidade de aplicá-lo de forma consciente. Temos também as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN’s que apresentam as definições doutrinárias acerca de princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica. E temos ainda os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s que tratam das diretrizes para os componentes curriculares, e que, mesmo não sendo obrigatórios, exercem influência no planejamento pedagógico.

Mesmo diante desses norteadores, no Brasil jamais houve uma concreta definição de o que se espera que o estudante aprenda na escola e em que idade,  e o debate sobre a formulação de uma Base Nacional Curricular Comum ganha evidência com a aprovação do Plano Nacional de Educação –PNE, em 2014.

Com isso, o Departamento de Ensino do Campus Várzea Grande entendeu a necessidade de debater essa definição, com a intenção de assegurar uma postura pedagógica que rume para um ponto de chegada, que é a nossa Missão Institucional: Educar para a vida e para o trabalho.

Para isso, apresentamos este documento como resultado de um esforço coletivo, com a intenção de indicar de forma clara o que vai ser ensinado nas disciplinas dos núcleos comum e profissionalizante dos cursos de nível médio integrado.

Historicamente, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – EPT busca a integração curricular, e o IFMT também definiu isso em seu Projeto Pedagógico Institucional – PPI como princípio a ser perseguido. Por isso, é importante frisar que este trabalho realizado no Campus Várzea Grande pautou-se pela definição de “o que ensinar”, ou seja, definir a trilha e o ponto de chegada, porém os instrumentos a serem levados na bagagem, os métodos e estratégias a serem utilizados no trajeto - o “como ensinar” -, tudo isso  será resultado de diálogos de planejamento a fim de percorrer o trajeto, e a ajuda mútua entre os atores far-se-á imprescindível, já que a colaboração recíproca torna a travessia menos penosa.

Este documento é um mapa do percurso, com a indicação de competências e objetivos a serem alcançados em cada componente curricular dos chamados Núcleo Comum e Núcleo Profissionalizante, tendo sempre como bússola o desenvolvimento da capacidade de questionamento do estudante, com o intuito de reintroduzir o prazer pelo conhecimento sem que ele perca a capacidade da curiosidade, que motiva a aprender mais.

Não pretendemos com isso a imposição de uma única passagem, e nem a ruptura do diálogo entre os sujeitos que conduzem componentes curriculares, sejam eles do núcleo comum ou profissionalizante. A intenção desta “carta geográfica” é instrumentalizar o diálogo, numa perspectiva interdisciplinar, a fim de clarificar em quais momentos os conteúdos serão trabalhados, e potencializar assim toda forma interação para a integração curricular, fazendo que as iniciativas ganhem organicidade, ao longo do tempo, no cotidiano da instituição, de modo a construir alternativas para uma efetiva proposta de integração curricular.

Permanecemos atentos às discussões da Base Curricular Comum, em nível nacional, conscientes do ponto de partida, do ponto de chegada e aprimorando o debate para as estratégias da caminhada. Isso tudo pautado em ações que promovam um aprendizado significativo, ético e obstinado pela emancipação dos sujeitos, por entender que a Educação, a Ciência e a Tecnologia somente farão sentido se estiverem comprometidas com a promoção do Bem, da Paz e da libertação de todas as formas de opressão.

Prof. Kléberson Pierre Cardoso de Jesus

Chefe do Departamento de Ensino

IFMT Campus Várzea Grande

Portaria nº 503, DOU de 09/03/2015

Abaixo é possível acessar o documento da Base Curricular na íntegra.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002